terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Equipamento tecnológico no contexto profissional



No âmbito do trabalho solicitado pelo formador de s.t.c. foi-me pedido para descrever o funcionamento de um equipamento tecnológico(Ford transit) no contexto profissional. A carrinha Ford transit é composta por : cabine, chassis, motor e caixa de carga.
A cabine é composta por 3 lugares de passageiros, alavanca das mudanças, travão de mão, vem também equipada com airbag e cintos de segurança para uma maior segurança.
O chassis desta carrinha tem um comprimento de 6,5M porque devido ao trabalho que por ela e efectuado era necessário uma medida assim, esta ainda no chassis o pneu sobressalente (suplente).
O motor é composto por filtro de ar, deposito do óleo de direcção assistida, cabeça do motor com bocal de enchimento do óleo, bateria, caixa de fusíveis, reservatório de liquido do lava vidros, deposito do liquido de arrefecimento do motor, reservatório de óleo dos travões e da embraiagem, vareta de verificação do nível de óleo, caixa de velocidades e um sistema de correias que em conjunto com o motor de arranque põe o motor a funcionar, outras em conjunto com o alternador produzem energia parra carregar a bateria e para o funcionamento das luzes e piscas. O motor de combustão interna baseiam-se em modelos termodinâmicos ideais, como o ciclo de otto ou ciclo diesel, o que se refere a forma como ocorre cada fase de funcionamento do motor, estes nomes não se referem ao combustível mas sim aos processos pelos quais passam os gases no interior do motor. Os motores inspirados no ciclo de otto são chamados de ignição ou por faísca, as inspiradas em ciclo diesel são motores de ignição por compressão. Ambos os tipos podem ser constituídos para operar em dois ou quatro tempos, o que significa que cada ciclo de funcionamento pode ocorrer em uma ou duas voltas do eixo de manivelas. Motor em linha, tem pistões dispostos lado a lado de trajectórias paralelas, desde motores de motos até aos motores de propulsão naval fazem deste tipo o mais comum.
A caixa\ Vagão de carga é um pouco maior que as normais, tem portas traseiras duplas, ambas as portas tem um ângulo de abertura de 256 graus o que facilita em muito a sua utilização e contem também uma porta lateral de correr. No âmbito profissional esta carrinha teve que levar uma base aderente e um compartimento extra por cima da cabine, visto que a sua utilização é feita na correria da cidade no transporte e distribuição de bebidas para que cheguem inteiras foram necessárias todas estas alterações a juntar a tudo isto a nossa equipa é constituída por profissionais qualificados.

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